Pular para o conteúdo principal

Recomposição Corporal: Emagrecimento e ganho de massa muscular simultaneamente.

Recomposição Muscular é o termo utilizado para a construção de músculos e redução de gordura corporal concomitantemente. Existem evidências de que esse fenômeno acontece em indivíduos destreinados/sedentários, pessoas com sobrepeso/obesidade e até mesmo em sujeitos altamente treinados e em força. Há dois fatores primordias para que isso aconteça: Treinamento Resistido com Pesos (TRP) e acompanhamento nutricional. 

O status de treinamento afeta a recomposição corporal. Pessoas que iniciam um treinamento apresentam mais adaptações musculares comparados a pessoas já treinadas em TRP. Em um estudo de Crib et al., ganhos médios de 5kg na massa magra e reduções médias de 1,4kg na massa de gordura corporal foram demonstrados após 10 semanas de treino. 

Estratégias extremas geralmente não resultam em recomposição corporal. A tentativa de imitar atletas de fisiculturismo (reduzir drasticamente o consumo energético, aumentar o gasto energético com sessões de alto volume de treinamento) pode resultar em baixíssima gordura corporal, com adaptações hormonais negativas e sono prejudicado, o que geralmente não resulta em recomposição corporal, pois o ganho e manuteção de massa magra não ocorre. A testosterona, por exemplo, tende a diminuir com restrição calórica extrema. 

Não há um único modo de prescrever um programa de treino visando a recomposição corporal, pois muitas variáveis devem ser manipuladas. Conforme Barakat et al., (2020) há recomendações básicas a serem seguidas com base na literatura científica:

  • Implementar um regime de TRP com cargas progressivas com mínimo de 3 sessões por semana. 
  • O TRP pode incorporar Treinamento em Circuito (que aumenta a demanda do metabolismo aeróbio durante a sessão) e Treinamento Resistido de Alta Intensidade (3 a 6 RMs), além dos modelos tradicionais direcionados à hipertrofia.
  • Utilizar 1 a 2 sessões semanais de Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) dentro do volume destinado ao treino aeróbio.
  • Consumir 2,6–3,5 g/kg de massa corporal de proteínas pode aumentar a probabilidade ou magnitude da recomposição corporal.
  • Suplementos de proteína (ou seja, soro de leite e caseína) podem ser utilizados como meio de aumentar a ingestão diária de proteínas na dieta, para maximizar a síntese de proteínas musculares. 
  • Priorizar a qualidade e a quantidade do sono pode impactar significativamente as mudanças no desempenho, recuperação e recomposição corporal.
Para mais estratégias sobre prescrição de exercício físico para o emagrecimento confira o meu curso 100% On-Line: https://go.hotmart.com/I39945248W


REFERÊNCIAS

Barakat, Christopher MS, ATC, CISSN1; Pearson, Jeremy MS1; Escalante, Guillermo DSc, MBA, ATC, CSCS, CISSN2; Campbell, Bill PhD, CSCS, FISSN3; De Souza, Eduardo O. PhD1. Body Recomposition: Can Trained Individuals Build Muscle and Lose Fat at the Same Time?. Strength and Conditioning Journal 42(5):p 7-21, October 2020. | DOI: 10.1519/SSC.0000000000000584 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Domínios fisiológicos para a prescrição de exercício físico

Prescrever a frequência, duração e volume do treino é simples, pois esses fatores podem ser alterados pela manipulação do número de sessões na semana, duração de cada sessão e trabalho total realizado em uma janela de tempo. Entretanto, prescrever a intensidade de exercício é algo mais complexo. Uma forma de prescrever exercício aeróbio é entender de que forma a intensidade altera o equilíbrio homeostático do organismo, como consumo de oxigênio, frequência cardíaca e concentração de lactato. A partir dessa premissa, pode-se definir os domínios fisiológicos moderado, pesado e severo.  Domínios fisiológicos de intensidade O domínio moderado situa-se entre o repouso e a intensidade do primeiro limiar de lactato (LT1), limiar de troca respiratória (LTR) ou limiar ventilatório (LV) O domínio pesado situa-se entre as intensidades do primeiro e segundo limiares de lactato ou entre o limiar ventilatório e o ponto de compensação respiratória (PCR). O domínio severo situa-se entre as intensi...

Como aplicar o método Fartlek no treinamento aeróbio.

Conceito F artlek, um termo sueco que significa "jogo de velocidade", é um método de treinamento que combina treinamento contínuo e intervalado. A principal característica é a variação da intensidade durante o exercício, o que pode melhorar a aptidão aeróbia e anaeróbia. Não há uma regra fixa e diferentemente do HIIT o fartlek pressupõe a alteração mais rápida da intensidade. Por exemplo, enquanto no HIIT o praticante pode ficar até 8 minutos correndo durante a série, no Fartlek ele ficaria 15s e mudaria a intensidade. Repare que ele muda a INTENSIDADE e não necessariamente tem uma pausa ou recuperação, como no HIIT. No entanto, ambos os métodos têm o mesmo objetivo que é simular a alta intensidade do esporte e melhorar a aptidão aeróbia e anaérobia. Como aplicar A grande vantagem do Fartlek é a possibilidade de aplicá-lo no local de treinamento utilizando-se as linhas de marcação originais do campo, quadra ou pista. Pode-se alternar os exercícios entre corrida, saltos, sprin...

Quais as principais variáveis na prescrição do HIIIT?

Ao menos nove variáveis podem ser manipuladas para  prescrição do HIIT. As principais são a intensidade e a duração do trabalho e dos intervalos. A alteração dessas variáveis tem impacto direto na resposta metabólica, neuromuscular e hormonal durante o exercício. O importante é elaborar sessões em que o praticante posse manter longos períodos no T@VO2máx ou período de tempo acima de 90% do consumo máximo de oxigênio. Variáveis importantes: T@VO2máx: período de tempo mantido acima de 90% do consumo máximo de oxigênio. Durante esse tempo há grande carga cardiovascular, neuromuscular e metabólica (a nível muscular), proporcionando ajustes fisiológicos para a melhoria de parâmetros aeróbios, como aumento do VO2máx, melhor economia de corrida, aumento dos limiares ventilatórios e de lactato, aumento do volume de ejeção e do débito cardíaco máximo. Lembre-se que o principal objetivo do HIIT é aumentar os determinantes do VO2máx! Intensidade: Pode ser caracterizado por carga externa (vel...